INICIAÇÃO SOMMELIER

R$300,00

Uma das profissões em destaque no segmento de bebidas é a do sommelier.

Conforme a lei nº 12.467, de 26 de agosto de 2011, a regulamentação do exercício da profissão de sommelier: “Considera-se sommelier, para efeitos desta lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas”.

A atuação profissional do sommelier é imprescindível em vários segmentos: vinícolas, importadoras, bares, restaurantes, hotéis, lojas de bebidas e supermercados de vários portes.

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Product Description

INICIAÇÃO SOMMELIER

Carga horária: 16 horas                         

 

Público Alvo

Garçons, Maîtres, Gerentes e Supervisores em serviços de alimentação. Proprietários e profissionais da área.

 

Pré-requisitos

Ser maior de 18 anos.

Ensino fundamental completo.

 

Objetivos

Desenvolver nos participantes competências para a execução dos serviços de sommelier, elaborando cartas, servindo e orientando clientes, sugerindo diferentes tipos de vinhos com suas possibilidades de degustação e harmonização, participando do desenvolvimento de estratégias de comunicação e comercialização e orientando equipes de trabalho de acordo com os parâmetros de qualidade do serviço, a fim de proporcionar experiências gastronômicas prazerosas e contribuir para a apreciação e disseminação da cultura do vinho, bem como da oferta e o consumo responsáveis.

           

Programação

  • O profissional sommelier: postura, apresentação e ética
  • Sommelier, enófilo e enólogo. Diferenças e atuações
  • A videira e os tipos de uvas
  • Princípios de vitivinicultura
  • Principais técnicas de serviços
  • Materiais de serviços e acessórios
  • Técnicas e tipos de degustação
  • Os órgãos dos sentidos – Os mecanismos de percepção sensorial
  • Os sabores do vinho
  • Avaliando os vinhos
  • Enogastronomia – Harmonização de vinhos e alimentos
  • Comércio de Vinhos no Brasil
  • Elaboração de cartas de vinhos
  • Conservação dos vinhos
  • Fatores que influenciam na decisão da compra pelo usuário
  • Aspectos socioculturais, geopolíticos e filosóficos do vinho
  • Enografia dos principais países produtores
  • Princípios de Gerenciamento de Adegas: controle de fluxo e estoque, precificação

 

Metodologia

Os temas são abordados com linguagem simples e objetiva. As aulas são teóricas e práticas, envolvendo a reprodução de situações do cotidiano nos serviços de vinhos em bares, restaurantes e segmentos afins. Degustação de vinhos.

 

Investimento

Taxa única de R$ 300,00 (Trezentos reais), referentes à inscrição, participação e certificado.

Grupos acima de 4 pessoas e estudantes: R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais)

O que está incluso

Todo o material necessário à aula teórico/prática.

Apostila digital do curso.

Certificado de conclusão do curso.